- Iniciação: contém os processos que definem um novo projeto ou fase, obtendo a respectiva autorização.
- Planejamento: são realizados os processos que ajudam a definir o escopo total do projeto ou fase, definir e refinar seus objetivos e desenvolver o plano de trabalho para alcançá-los.
- Execução: são realizados os processos que irão terminar o trabalho definido nos processos de planejamento, visando atingir os seus objetivos.
- Monitoramento e Controle: são executados os processos necessários para acompanhar e ajustar o desempenho do projeto, identificando as áreas nas quais serão necessários ajustes e iniciar as mudanças correspondentes.
- Encerramento: é formado pelos processos executados para finalizar todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento de projeto, visando encerrar formalmente o projeto ou a fase.
O PMBOK apresenta também 9 áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos:
- Gerenciamento da Integração: inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os diversos processos e atividades de gerenciamento de projetos dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos (PMI, 2008).
- Gerenciamento do Escopo: inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para terminar o projeto com sucesso (PMI, 2008).
- Gerenciamento do Tempo: inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo (PMI, 2008).
- Gerenciamento dos Custos: inclui os processos envolvidos em estimativa, orçamentação e controle dos custos, de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado (PMI, 2008).
- Gerenciamento da Qualidade: inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização (PMI, 2008).
- Gerenciamento das Aquisições: inclui os processos para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados necessários, de fora da equipe do projeto, para realizar o trabalho (PMI, 2008).
- Gerenciamento dos Recursos Humanos: inclui os processos que organizam, gerenciam e lideram a equipe do projeto (PMI, 2008).
- Gerenciamento dos Riscos: inclui os processos que tratam da realização de identificação, análise, respostas, monitoramento e controle, e planejamento do gerenciamento dos riscos de um projeto (PMI, 2008).
- Gerenciamento das Comunicações: inclui os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada (PMI, 2008).
Numa primeira vista, pode ser complicado assimilar todos estes conceitos e termos. Para ajudar a compreensão, podemos fazer uma analogia com o futebol.
No time do GPFutClub, cada jogador é uma Área de Conhecimento: joga em uma posição definida. Goleiro, lateral esquerdo, camisa 10 e o centro-avante, por exemplo. Cada jogador precisa de habilidades e conhecimentos específicos da sua posição e tem até ferramentas diferentes, como as luvas do goleiro e a faixa de capitão.
Já os 5 grupos de processos podem ser comparados às atitudes do time: ataque, defesa, cobrança de falta, escanteio ou contra-ataque. Nenhum jogador ataca ou defende sozinho, ao contrário, o time será mais coeso se jogar em bloco. As habilidades dos jogadores usadas no ataque são diferentes das usadas na defesa. O time do GPFutClub tem 5 jogadas ensaiadas: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Execução.
Ou seja, um grupo de processos de gerenciamento de projetos pode usar processos de várias Áreas de Conhecimento.
Da mesma forma, cada processo de uma Área de Conhecimento é acionado por um grupo de processos específico.
Espero que com essa analogia seja mais fácil entender os Grupos de Processos em Gerenciamento de Projetos e as Áreas de Conhecimento.
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