segunda-feira, 20 de junho de 2011

A regra do jogo

Como é sabido por enorme maioria de brasileiros, todo jogo de futebol segue o mesmo conjunto de regras. São 17 regras definidas pela FIFA que tratam da bola, do campo de jogo, da quantidade de jogadores e do impedimento, só para citar algumas. Isso é muito bom porque facilita a adpatação do jogador caso mude de clube ou de país, os técnicos podem se aprimorar e a torcida pode acompanhar os jogos sem maiores complicações.

As organizações também procuram definir as regras para os seus projetos visando principalmente padronizar a sua execução, aproveitar casos de sucesso e evitar casos de fracasso.

Normalmente a regra do jogo é definida por um Ciclo de Vida de Projetos, que nada mais é do que o conjunto de etapas executadas para a conclusão do projeto.

Muitas vezes a organização elabora uma  Metodologia de Projetos para descrever em detalhes cada etapa do ciclo de vida, destacando principalmente:

  • objetivo de cada etapa
  • entradas necessárias
  • atividades executadas na etapa, com seus respectivos responsáveis
  • saídas (produtos) gerados na etapa

Esse tipo de descrição é classicamente utilizada na descrição de processos e por isso o uso de recursos e notações gráficos, como IDEF (Integration Definition for Function Modeling) ou BPMN (Business Process Model and Notation), é bastante frequente.

Os sites do tipo wiki são repositórios bastante adequados para a armazenar e disponibilizar a Metodologia de Projetos. Dentre as várias ferramentas que dão suporte a este tipo de recurso colaborativo da web, uma que se destaca é o Jira Confluence. Dentre vários recursos, a ferramenta permite:

  • criar ponto de acesso único dos usuários da metodologia
  • colaboração para que os próprios usuários possam sugerir evolução da metodologia
  • uso de recursos web como hiperlinks, imagens, áudios e vídeos para enriquecer o conteúdo
  • recursos de gerenciamento (versionamento do conteúdo, políticas de acesso, etc)

Normalmente o PMO (Project Management Office) é o responsável por definir a metodologia de projetos na organização. Muitaz vezes ele conta com o apoio de um Comitê de Metodologia, que reune representantes das várias equipes envolvidas nos projetos. O comitê propõe e avalia mudanças na metodologia.

Além disso, o PMO também é o responsável por garantir que a Metodologia esteja sendo seguida em todos os projetos da organização. Um recurso muito utilizado para isso, além da conscientização e treinamento de pessoal, é a realização de auditorias periódicas. Nelas são abertas não conformidades para cada irregularidade encontrada.

Então, se na gestão dos seus projetos algo estiver sujeito a variação de interpretação, verifique a metodologia, pois como já dizia aquele "juiz": a regra é clara!

Bons projetos!

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